Missas

Sábado
5:00 pm (Português)

Domingo
9:00 am (Português)
10:30 am (Inglês)
12:00 pm (Português)

Dias Úteis (Segunda a Sexta)
09:00 am (Português)

Hora Santa

1a Quinta-feira de cada mês
7:00pm

Como chegar?

Contato

Tel: 780–474–2805
Fax: 780–474–7057
olfchurch@shaw.ca

Conheça a história das
apariçöes de
Nossa Senhora de Fátima

Conheça a história do
Senhor Santo Cristo
dos Milagres

História da Paróquia

Pioneiros em Edmonton

Segundo dados estatísticos do "The Canadian Department of Citizenship and Immigration" mencionam que emigraram de Portugal com destino à Província de Alberta quarenta e quatro portugueses no período compreendido entre 1948 a 1956 e um contigente de duzentos e trinta e seis em 1957. Destes últimos, que vieram em três grupos entre Abril e Junho, cento e dezasseis foram trabalhar na via férria da Canadian National Railroad na estação terminal de Calder, na cidade de Edmonton. Portanto estes foram os verdadeiros pioneiros do estabelecimento da Comunidade portuguesa de Edmonton.

Origem

Em 1982 foi possível identificar cento e quatorze pioneiros entre a comunidade lusa de Alberta que fixaram domicílio na cidade de Edmonton. De acordo com a sua origem, verifica-se que destas cento e quatorze pessoas, noventa e uma eram das Ilhas dos Açores, vinte e duas do continente e uma da Ilha da Madeira.

Primeiras celebrações em Português

No começo, estes emigrantes mantiveram viva a sua fé participando nos serviços religiosos em igrejas locais. No dia 29 de Julho de 1962, realizou-se a confirmação do primeiro grupo de jovens portugueses, os quais solicitaram ao senhor Arcebispo a nomeação de um sacerdote que pudesse dar-lhes assistência religiosa em língua portuguesa. Após várias reuniões e ajudados pelo padre Raimundo Vozza de Calgary e pelo padre Pedro Fernandes de Winnipeg, trouxeram a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Em Maio de 1971, na escola do Sagrado Coração de Jesus organizou-se a primeira procissão de Nossa Senhora de Fátima. A 27 de Agosto de 1972 chegou a Edmonton o padre Arduíno Antonello, salesiano, que veio do Brasil para trabalhar com a comunidade portuguesa. No dia 3 de Setembro de 1972, o padre Arduíno celebrou a sua primeira missa na igreja do Sagrado Coração de Jesus dando início à "Portuguese Mission of Edmonton". Os portugueses pagariam $150.00 por mês e celebrariam uma missa às 12:00.

Primeiro Aniversário da Paróquia

A 8 de Setembro de 1973 foi comemorado o primeiro aniversário da paróquia portuguesa "Portuguese Mission of Edmonton" e a pedido to povo passou a ter o nome de "Our Lady of Fátima Church - portuguese parish". Também em 1973, em Agosto, com aprovação do conselho paroquial, deu-se início ao ensino gratuito da língua portuguesa.

O número de paroquianos aumenta bastante e torna-se nessário celebrar mais missas para satisfazer as necessidades da paróquia. Em virtude de não ser possível celebrar mais missas na igreja do Sagrado Coração de Jesus, houve necessidade de procurar outra igreja onde fosse possivel satisfazer as necessidades religiosas da paróqua que continuava a crescer e a 9 de Junho de 1974 a paróquia passou a usar a igreja de St. Emeric (106 Ave. e 98 St.), o custo mensal foi de $130.00 e passou-se a celebrar 3 missas dominicais, havendo também acesso ao uso do salão para reuniões e actividades dos jovens.

Marcos Históricos

Foto da fachada da Igreja